Você sabe o que é Portabilidade de Crédito? – Rede Cifrão

Você sabe o que é Portabilidade de Crédito?

Em momentos de crise, a busca por condições mais favoráveis para o pagamento de empréstimos e financiamentos ganha terreno, e o caminho pode estar na portabilidade de crédito — a transferência das operações do banco onde foram contratadas para outra instituição interessada, sem que o cliente arque com impostos.

A mudança de um banco para outro pode fazer com que a taxa de juros, por exemplo, seja reduzida e, por consequência, a dívida fique menor. O professor de Economia Alfredo Meneghetti, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), afirma que a portabilidade pode ser vantajosa.

O que é portabilidade de crédito?

É a possibilidade de o Cliente que contratou uma operação de crédito em uma Instituição Financeira transferir operações de crédito de uma Instituição Financeira para outra, desde que o valor e o prazo da operação na nova Instituição não sejam superiores ao saldo devedor e ao prazo remanescente da operação de crédito objeto da portabilidade.

Quem pode realizar a portabilidade?

Qualquer Cliente Pessoa Física com contrato vigente que tenha contratado operação de crédito em Instituição Financeira integrante do Sistema Financeiro Nacional.

Quais operações podem ser objeto de portabilidade?

Operações de empréstimos e financiamentos podem ser transferidas de uma Instituição Financeira para outra.
Como será realizada a transferência de informações e recursos?
A transferência de informações e recursos será somente entre as Instituições Financeiras (credora original e proponente), exclusivamente por meio eletrônico.

Nas operações de financiamento imobiliário, após o pagamento do crédito pela Instituição proponente, a credora original enviará à Instituição proponente documento que ateste a efetivação da portabilidade para fins de averbação no respectivo Cartório de Registro de Imóveis, conforme previsto no artigo 167, inciso II, item 30, da Lei nº 6.015/1973.

Qual a tarifa para realizar a portabilidade?

Para os casos em que o Cliente ainda não possuir relacionamento com a Instituição proponente, poderá haver cobrança de tarifa de confecção de cadastro para início de relacionamento.

Quais as condições para iniciar a portabilidade?

As condições da nova operação devem ser previamente negociadas entre o próprio Cliente e a Instituição proponente, iniciando-se a portabilidade com a autorização expressa do Cliente à Instituição proponente, que, por sua vez, encaminhará a solicitação à Instituição credora original, conforme disposto na Resolução nº 4.292, de 20/12/2013, do Banco Central do Brasil.

Posso desistir da portabilidade?

Sim, a qualquer momento, desde que a Instituição proponente não tenha remetido o pagamento à Instituição credora original.

Recomendações básicas

Antes de qualquer decisão, avalie atentamente as condições atuais de seu contrato e da eventual nova operação que lhe seja oferecida. O seu Gerente é a pessoa indicada para prestar todos os esclarecimentos e está à sua disposição.

Como obter mais informações?

Fale com um representante da Rede Cifrão, e tire outras dúvidas. Ligue 4003 6949, clique agora e converse em tempo real com uma das atendentes da Rede Cifrão.

 

  • Porque fazer sua Portabilidade com a Rede Cifrão?
    A Rede Cifrão, trabalha com muitas agências bancarias, assim, pode lhe oferecer varias opções, sem que você precise ir em cada banco buscar ofertas.
  • O que ganho com isso?
    A facilidade de poupar tempo, rapidez no processo, garantia de um serviço profissional e o respeito e transparência que a Rede Cifrão preza e firma com seus clientes.

 

  • Quanto tempo leva esse processo?
    Bom, geralmente, esse processo de liberação pode variar um pouco a depender de cada situação e de cada banco, logo após acordo firmado entre as partes, a liberação do crédito pode durar 24 horas.
  • Tenho suporte como nos bancos?
    Sim, a Rede Cifrão, disponibiliza para você suporte através de nosso site, central de atendimento telefônico ou pessoalmente em uma de nossas mais de 50 lojas no Brasil, e também em nossa rede de parceiros.